sábado, 10 de março de 2012

Dinâmica de grupo: "A Bala"


sexta-feira, 9 de março de 2012


Dinâmica de grupo - Ensino Médio

DINÂMICA DE GRUPO...

A Bala

Material: uma bala para cada aluno;
Objetivo: Desembrulhar a bala sem utilizar as mãos;
Faixa etária: crianças a partir de 7 anos;
Resultado esperado: O aluno deverá pedir ajuda ao colega para desembrulhar a bala.
Disponha os alunos em semicírculo e em seguida distribua uma bala para cada um. Deve-se tomar o cuidado de deixar a bala logo em frente ao participante.
O Mediador, então, dá início à dinâmica explicando o objetivo e deixando bem claro (em várias situações), de que os alunos não poderão utilizar as mãos “deles”.
É importante que o grupo perceba que pode (e deve) pedir ajuda ao colega mais próximo para desembrulhar a bala.

Essa dinâmica foi aplicada aos alunos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos).

O que foi observado:
No início da atividade, os alunos não estavam confortáveis em abrir a bala com a boca e assim buscavam outras alternativas para alcançar o objetivo. Muitos tentaram usar os joelhos e cotovelos, mas não obtiveram resultado.
Os alunos do 2º ano do Ensino Médio, demoraram cerca de 12 (doze) minutos para desembrulhar a bala e, não se detiveram, em nenhum momento, de que poderiam solicitar a ajuda do colega. A mesma coisa se deu com os alunos do 3º ano. Somente os alunos do 1º ano conseguiram alcançar o objetivo da dinâmica de maneira integral, o que lhes renderam, em média, 5 (cinco) minutos de atividade.
Vale lembrar que, os alunos se preocupam somente em desembrulhar a bala e não prestam atenção no que o mediador diz: “Vocês não podem usar as suas mãos” no decorrer do exercício. Isso é aplicado também nas atividades escolares de sala de aula, onde a preocupação maior está em executar os desafios propostos e se esquecem de ler e entender os enunciados, ou seja, as instruções.
É uma dinâmica divertida e interessante, faz o aluno refletir sobre os seus próprios atos de cunho individual e de percepção, e, a recompensa foi muito apreciada, “a bala”.

Audrey Macéa
(Prof.ª de Língua Portuguesa E.M.)



































Um comentário: