sexta-feira, 23 de março de 2012

SJB NEWS - 2ª. EDIÇÃO

Agora teremos um novo canal de comunicação...

Aos colaboradores do SJB News,
foi criado um e-mail exclusivo, destinado à revista eletrônica!!!

sjbnews@bol.com.br

Mais uma maneira de ficarmos conectados....

Conteúdos e Tarefas - aulas dadas em 22 e 23/03

Agenda

Queridos alunos,
As datas de entrega de nossos trabalhos estão se aproximando, organizem -se:

Dia 30/03 - Trabalho referente aos clássicos da Literatura (1º, 2º e 3º anos) - valor:10,0 pontos;

Dia 02/04 - Trabalho sobre os gêneros musicais - Redação (1º ano) - valor - 5,0 pontos;

Dia 09/04 - Trabalho de Literatura - Recriando uma obra de arte (1º, 2º e 3º anos) - valor 5,0 pontos.

Entreguem seus trabalhos na data marcada!!!
Um abraço,
Prof.ª Audrey Macéa

sexta-feira, 16 de março de 2012

Atividade Avaliativa (3ºE.M.)




Atividade Avaliativa (2ºE.M.)





Atividade Avaliativa (1ºE.M.)



Principais Característica de uma (1º E.M.)


Romantismo - Prosa (2ºEM)


Conteúdos e Tarefas (aula dada em 16/03)

Conteúdos e Tarefas (aula dada em 15/03)

quarta-feira, 14 de março de 2012

14/03 - Dia da Poesia!!!


POESIA
As palavras alimentam a alma, alimentam a imaginação, alimentam os sonhos...
A poesia é apenas um veículo, dotado de sentimentos,
Que alcança o inalcançável;
Que atinge os inatíngiveis;
Que proclama o improclamável...
Ah! poesia..
A essência dos poetas,
A sofreguidão dissimulada,
O amor exacerbado,
A confissão da culpa,
A pele, o amor, a pele...
A poesia constrói, destruindo;
Diz quando não quer dizer;
E entende aquele que sente!
Ah! poesia...
(Audrey Macéa)

Deixem a poesia fazer parte do seu dia, pelo menos hoje!!!

Exercícios Regência Verbal - 2ºEM


sábado, 10 de março de 2012

Dinâmica de grupo: "A Bala"


sexta-feira, 9 de março de 2012


Dinâmica de grupo - Ensino Médio

DINÂMICA DE GRUPO...

A Bala

Material: uma bala para cada aluno;
Objetivo: Desembrulhar a bala sem utilizar as mãos;
Faixa etária: crianças a partir de 7 anos;
Resultado esperado: O aluno deverá pedir ajuda ao colega para desembrulhar a bala.
Disponha os alunos em semicírculo e em seguida distribua uma bala para cada um. Deve-se tomar o cuidado de deixar a bala logo em frente ao participante.
O Mediador, então, dá início à dinâmica explicando o objetivo e deixando bem claro (em várias situações), de que os alunos não poderão utilizar as mãos “deles”.
É importante que o grupo perceba que pode (e deve) pedir ajuda ao colega mais próximo para desembrulhar a bala.

Essa dinâmica foi aplicada aos alunos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos).

O que foi observado:
No início da atividade, os alunos não estavam confortáveis em abrir a bala com a boca e assim buscavam outras alternativas para alcançar o objetivo. Muitos tentaram usar os joelhos e cotovelos, mas não obtiveram resultado.
Os alunos do 2º ano do Ensino Médio, demoraram cerca de 12 (doze) minutos para desembrulhar a bala e, não se detiveram, em nenhum momento, de que poderiam solicitar a ajuda do colega. A mesma coisa se deu com os alunos do 3º ano. Somente os alunos do 1º ano conseguiram alcançar o objetivo da dinâmica de maneira integral, o que lhes renderam, em média, 5 (cinco) minutos de atividade.
Vale lembrar que, os alunos se preocupam somente em desembrulhar a bala e não prestam atenção no que o mediador diz: “Vocês não podem usar as suas mãos” no decorrer do exercício. Isso é aplicado também nas atividades escolares de sala de aula, onde a preocupação maior está em executar os desafios propostos e se esquecem de ler e entender os enunciados, ou seja, as instruções.
É uma dinâmica divertida e interessante, faz o aluno refletir sobre os seus próprios atos de cunho individual e de percepção, e, a recompensa foi muito apreciada, “a bala”.

Audrey Macéa
(Prof.ª de Língua Portuguesa E.M.)